Edital de submissão dos trabalhos

I SEMANA DE JORNALISMO DA UFPB: O PAPEL DO JORNALISTA NO MOVIMENTO #ACORDABRASIL

CHAMADAS DE TRABALHO

 1 SUBMISSÃO
1.1  A I SEMANA DE JORNALISMO DA UFPB  receberá inscrições de trabalhos
abordando a temática central: O papel do jornalista no movimento #ACORDABRASIL
1.2 Poderão submeter trabalhos, individualmente ou em coautoria, professores,
estudantes, pesquisadores, profissionais, agentes culturais e representantes de
entidades governamentais, privadas e do terceiro setor, com atuação no campo do
jornalismo. Máximo de três autores.
1.3 Os participantes poderão submeter trabalhos em mais de uma da área
discriminadas no item 2.
1.4 Os trabalhos deverão ser enviados para a Coordenação do evento, em arquivo
PDF, exclusivamente, através do link :jornalismoidealizeufpb.blogspot.com.br/p/inscricoes.html
1.5 Período de inscrição de trabalhos: 18 de Julho à 2 de Agosto.



2 ÁREAS
2.1 Os trabalhos deverão ser submetidos na modalidade comunicação oral e nas
áreas do evento. A saber :

Áreas temáticas e GTs

GT1 Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos -
Coordenadores: Carmélio Reynaldo, Glória Rabay e Josinaldo Malaquias

O papel do Jornalismo para a visibilidade das questões que envolvem direitos humanos e cidadania. Jornalismo como um dos principais instrumentos de construção da democracia e de conquista de direitos de cidadania. A violência contra jornalista na perspectiva dos direitos humanos. A violência cotidiana das redações: censura interna, autocensura, pressões políticas e econômicas que afetam a produção jornalística e a saúde dos jornalistas.


GT2 Jornalismo e Convergência -
Coordenadores: Sandra Moura e Thiago Soares

Como as mudanças provocadas pelas tecnologias afetam o jornalismo. Redações multiplataformas, jornalismo colaborativo/cidadão, mídia livre, integração de conteúdos dos meios noticiosos, mudanças nas rotinas produtivas e no perfil do jornalista estão entre as questões abordadas  por este GT no debate sobre o futuro do jornalismo no cenário da convergência de mídias.

GT3 Cobertura jornalística, cibercultura e política  -
Coordenadores: Joana Belarmino e Margarete Almeida

O GT problematiza a Cultura e ativismo social a nova esfera pública e o ciberativismo; tecnologias, ciberguerras e mídias radicais; Reflete sobre ciberespaço,como fonte privilegiada para a apuração e coleta da notícia; Explora a nova modalidade do chamado jornalismo colaborativo, apresenta o cenário dos movimentos de rua, sua interrelação com as redes sociais e as coberturas pelas mídias convencionais.

GT4 O Conhecimento do Jornalismo: Teoria, Prática e Pesquisa -
Coordenadores: Carlos Azevedo e Dinarte Varela

O jornalismo como forma de conhecimento. O discurso do jornalismo como produtor de conhecimento da realidade social. Novas tecnologias e impactos na produção social das notícias. As práticas jornalísticas como processo de cognição social.

GT5 Imprensa popular, sindical e alternativa - 
Coordenadores: Sandra Moura e Thiago Soares

Jornalismo, organização de segmentos e mudança social. Jornalismo como fator de fortalecimento e divulgação de reivindicações comuns com vistas à mudança. Desenvolvimento e operacionalização pelas comunidades de seus recursos de comunicação. Imprensa popular, sindical e alternativa na sociedade capitalista central e periférica – globalização e localismo. Planejamento, produção e circulação de jornal comunitário. As alternativas de programas de rádio nos movimentos sociais populares. A importância do vídeo nos movimentos populares. Desenvolvimento de ações comunitárias – orientação de experimentos e relatos de casos.




3 FORMATAÇÃO
3.1 Todos os trabalhos devem ser submetidos na forma de resumo expandido. O conteúdo
deve contemplar: o objeto tratado; os objetivos visados; os procedimentos
metodológicos adotados e as conclusões/resultados a que se chegou. (veja em anexo modelo de resumo expandido).
3.2 Tamanho do texto: mínimo de cinco (5) e máximo de doze (12) páginas, todas
numeradas a partir da segunda página (na margem superior à direita) e em papel
A4 (210x297mm, observando margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e
direita de 2 cm). No corpo do texto, o espaçamento entrelinhas deverá ser de 1,5 e,
nos demais itens (cabeçalho, título, nome do autor e coautores, resumo, palavraschave, referências e notas de rodapé), espaçamento entrelinhas simples.
3.3 Fonte: Times New Roman, tamanho 10 para as notas de rodapé; 11 para as
citações acima de três linhas; e 12 para os demais itens (cabeçalho, título, nome do
autor e coautores, resumo, palavras-chave, corpo do texto e referências).
3.4 Título: dois espaços simples abaixo do cabeçalho, em caixa alta, negrito e
alinhamento centralizado.
3.5 Nome do autor e coautores abaixo do título, em caixa alta apenas as primeiras
letras. Abaixo do nome de cada autor deverá conter a formação acadêmica, o
vínculo institucional e o e-mail de cada autor.
3.6 Resumo: dois espaços simples abaixo do nome do autor e dos coautores, com
mínimo de 8 e no máximo 10 linhas.
3.7 Palavras-chave: dois espaços simples abaixo do resumo, contendo de três a
cinco palavras-chave, separadas por ponto e alinhamento justificado.
3.8 Corpo do texto: três espaços simples abaixo das palavras-chave, contendo
introdução, desenvolvimento e considerações finais, com alinhamento justificado.
Os subtítulos deverão ser destacados em negrito e as palavras em idioma
estrangeiro colocadas em itálico. As citações com até três linhas deverão ser
apresentadas entre aspas e aquelas acima de três linhas destacadas através de
recuo à esquerda de 06 (seis) centímetros. As referências no corpo do texto
deverão seguir o modelo autor, ano e, quando for o caso, página.
3.9 Referências: três espaços simples abaixo do corpo do texto, devendo seguir as
normas da ABNT e ter alinhamento a esquerda.
3.10 Notas de rodapé: deverão seguir a ordem numérica e ter alinhamento
justificado.
3.11 Tabelas e figuras devem seguir as normas da ABNT.

4 AVALIAÇÃO
4.1 Os resumos expandidos serão avaliados pelos comitês das respectivas áreas,
compostos por professores  do curso.
4.2 Os trabalhos que não atenderem às especificidades das modalidades e às
normas de formatação serão recusados.
4.3 Publicação do resultado dos trabalhos aceitos: 10 de Agosto.

5 APRESENTAÇÃO
5.1 A apresentação ou exposição dos trabalhos aceitos será realizada junto aos
Grupos de Trabalhos (GTs) de acordo com o local e o cronograma definidos pela
Coordenação do evento.
5.2 Os trabalhos somente poderão ser apresentados pelos seus respectivos autores
e/ou coautores, regularmente, inscritos no evento.
5.3 Os trabalhos deverão ser apresentados em um tempo máximo de 15 (quinze)
minutos.
5.4 A apresentação e exposição dos trabalhos contará com o apoio técnico e a
infraestrutura necessários a cada área.
5.5 Após a apresentação de cada GT será realizado o respectivo debate e, quando
for o caso,o encaminhamento de propostas.

6 CERTIFICADO
6.1 Os trabalhos devidamente apresentados no evento receberão certificado a
partir do dia 26 de Agosto, na coordenação do curso de jornalismo.
6.2 A apresentação de mais de um trabalho implicará, também, na emissão do
número de certificados correspondentes.

Clique aqui e acesse o MODELO DE TRABALHO
Obs.: A página pode demorar alguns minutos para abrir

Clique aqui para realizar a sua inscrição.

Centro Acadêmico de Jornalismo
Gestão Idealize

Nenhum comentário:

Postar um comentário